A Guitarra e o Rock and Roll‏

12 de junho de 2011


[...]Dessa vez vou tratar de um assunto que me agrada bastante: Guitarras! Eu sou um aspirante a guitarrista e grande amante dos modelos das guitarras e da história por trás dos mesmos. Aqui vou listar alguns dos modelos mais famosos e expor meu ponto de vista, vamos lá!




Eis alguns modelos de guitarra, não listarei todos aqui.


Flying V:




Vou começar pelo meu modelo favorito. A Flying V, foi criada no fim da decada de 50, mais precisamente no ano de 1957, pela Gibson, criada juntamente com os modelos FuturaExplorerModerne todos desenhados por Ted McCarty, o então presidente da Gibson. Foram criadas para dar um visual mais moderno as guitarras Gibson, mas na época não fizeram porra nenhuma de sucesso e a produção do modelo foi interrompida em 1959.

Mais tarde, alguns fodões da guitarra como Jimi Hendrix e çeuque, decidiram procurar um visual mais arrojado e um som mais fodão então começaram a usar as Vs, esse interesse fez com que os figurões da Gibson relançassem o modelo, então em 1967 o modelo voltou as prateleiras, com um escudo maior e mais bonito e com a ponte original da Gibson. Hoje a Gibson chama seu modelo de V- Factor.

Outras marcas lançaram modelos Flying-V, com seus toques pessoais, como a Jackson que lançou sua Shark Fin (ou V-2, ou Rabo de Peixe) que se assemelhava ao rabo de um tubarão por ter as pontas de tamanhos diferentes e pontiagudas (essa é a minha guitarra *-*). Outras marcas que lançaram modelos Flying -V foram Dean, Cort, Antares e Ibanez. Uma curiosidade é que em 1981 a Gibson lançou o V-Bass, modelo de baixo semelhante a Flying-V, mas apenas 375 foram produzidos.


Stratocaster:




A Stratocaster é um dos modelos mais conhecidos. Foi criada por Leo Fender, George Fullerto, Freddie Tavares e çeuque no ano de 1954, ficou muito famosa nas mãos de Jimi Hendrix na década de 60.

Ela foi criada porque nosso amiguinho Leo Fender queria um instrumento que num perdesse em agudos, mas fosse mais grave que a estridente Telecaster. Ele queria um instrumento que pudesse alcançar extremos sem perder seu timbre, então ele teve a idéia de usar o Trêmulo, uma inovação na altura, que servia pra causar uma distorção no som sem desafinar a pobre da guitarra. o Headstock da mesma foi criado pois os guitarristas ficavam zoando a Telecaster por ter a "cabecinha", aê o Leo Fender decidiu deixar a Strato mais cabeçuda, já o corpo da Strato foi inspirado no Fender Precision Bass . Segundo Leozinho Fender, a posição das tarrachas em linha reta no headstock deixando as cordas retas mesmo depois da pestana, dificulta a desafinação do instrumento mesmo usando o trêmulo frequentemente. Antigamente o escudo da mesma não possuia três camadas, deixando a guitarra mais fragil podendo se deformar com o tempo, ela também dispunha de chave de três posições para selecionar captadores (uma para o captador da ponte, uma para o do meio e uma para o do braço) mas alguns guitarristas que num tinham mais oque fazer descobriram que deixando a chave numa posição intermediaria era possivel ligar dois captadores ao mesmo tempo, deixando o som unico, então os novos modelos possuem cinco chaves (uma para cada captador, uma para ligar o do meio e do braço ao mesmo tempo e uma para ligar a do meio e o da ponte).



SG:




A menina dos olhos do Macaco Rato. Foi criada na decada de 60 pela Gibson, que achava que a Les Paul tava ficando ultrapassada, então decidiram mudar o design do carro chefe da empresa. Depois de umas mudanças sutis na própria Les Paul, eles decidiram inovar e criar um modelo que consertasse os defeitos da mesma. Uma crítica constante era que a Les Paul era muito pesada e muito dificil de alcançar os ultimos trastes, deixando o ato de tocar mais complicado. Então mais uma vez o tio Ted McCarty, resolve redesenhar a guitarra sólida da Gibson, que com o fim do contrato com o Les Paul foi renomeada de SG, ou Solid Guitar no final de 1963. A SG é bem mais fina e leve que sua predecessora, possui um braço fino, facilitando a velocidade. O fato do corpo ser mais fino deixa a guitarra mais pesada no seu braço, fazendo-a pender para esse lado quando tocada em pé, apesar dos captadores da SG e da Les Paul serem o mesmo, o timbre da SG é diferente devido a menor espessura do corpo da guitarra.



Les Paul:




Essa ficou muito famosa nas mãos do Slash, e é um dos modelos mais conhecidos. Foi lançado na década de 50, mais uma vez pela Gibson. Foi desenhada e desenvolvida por Lester William Polfus, popularmente conhecido por "Les Paul" . Quando Lester criou o protótipo e levou para os figurões da Gibson o modelo foi rejeitado, pois na época o foco era mais voltado as guitarras semi-acústicas da própria Gibson. Entretanto, em 1950, a Fender, principal concorrente da Gibson, lança o modelo Telecaster (olha ela aí de novo) que se tornou um sucesso de vendas. Nessa situação a Gibson do tio Ted resolve investir no modelo Les Paul que acabou por se tornar um ícone. Muitos astros do Rock usaram a Les Paul, como o já mencionado Slash, Jimmy Page, Ace Frehley, George Harrison, Buckethead, entre outros doidões.



Se você é um dos apaixonados por guitarra que existem por aí, acesse Mundo Guitarra

Um comentário:

  1. Muito legal esse post. Gostei mesmo. Eu gosto muito da Stratocaster, minha preferida. Quando eu vejo uma dessa da até vontade de chora! =]

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo