Bonham, tão pesado quanto o ar

31 de maio de 2012

Em 31 de maio de 1948 nascia um dos caras que revolucionaria o rock n roll, e que influenciaria gerações de bateristas. John Henry Bonham, mais conhecido como John Bonham, e apelidado pelos amigos como Bonzo, foi o ilustre baterista do Led Zeppelin.
Bonham nasceu em Redditch na Inglaterra, e desde pequeno já batucavc em caixotes e latas de café, imitando seus ídolos. Aos 15 anos ganhou sua primeira bateria, uma Premier. Ele deixou a escola cedo, para poder ajudar a empresa de seu pai, casou-se muito cedo também, aos 17 anos. Mas sua ambição com a bateria nunca deixou de receber apoio dos pais e da mulher.
Em 64, participou de sua primeira banda, Terry Webb and The Spiders. Tocou também para outras bandas, decidindo dedicar à uma carreira de músico, até que conheceu Robert Plant ao integrar uma banda chamada Crawling King Snakes, onde Plant era o vocalista. Bonham passou a ser conhecido como o baterista mais barulhento de toda a Inglaterra, às vezes era convidado a parar de tocar por causa de sua tendência a partir baterias.
Jimmy Page tinha planos de criar o Led Zeppelin, e convidou Plant para assumir os vocais, este sugeriu Bonham para a bateria, que assim passou à frente de B.J.Wilson dos Procol Harum e de Ginger Baker que viria a fazer parte do Cream, que, segundo se falava, pertenciam à lista de Page. O próprio Bonham contava essa história: "Eu tinha duas ofertas excelentes: de Chris Farlowe e de Joe Cocker. Farlowe já tinha o nome feito e eu sabia que Cocker chegaria lá, mas quando vi meu amigo (Plant) aliado à Jimmy Page, não pensei duas vezes".
Bonham usava as baquetas mais pesadas e mais compridas disponíveis, a que ele chamava “árvores”. O seu estilo pesado inicial era bem demonstrado em “Immigrant song”,"Moby Dick", “When the levee breaks” e “The ocean”. Embora não fosse considerado tão solto como Keith Moon, nem tão respeitado pela crítica como Ginger Baker, a sua potência por detrás da bateria influenciou praticamente todos os bateristas do hard rock e do heavy metal. Os seus solos de bateria, primeiro em “Pat’s delight” e depois em “Moby Dick”, duravam normalmente pelo menos meia-hora; Bonham usava inclusive as mãos, obtendo assim um som diferenciado.

O símbolo atribuído à John no álbum IV são três círculos interligados, e representa a trindade da mãe, do pai e do filho. O símbolo poderia representar também uma bateria vista de cima. O fato de os símbolos do John Bonham e do John Paul Jones (baixista da banda) serem extremamente semelhantes e combinarem (um sendo a imagem invertida do outro) não é por acaso. No jazz - uma das grandes influências da banda - o baixista e o baterista formam partes interligadas de uma seção rítmica. Na verdade, esse símbolo aparecia no rótulo da cerveja Ballantine, que era a favorita de Bonham. Assim, na hora de escolher o símbolo que o representaria, ele decidiu pegar esse emprestado.

Bonham não gostava de se ausentar de casa e da família por longos períodos de tempo; Isto levou-o ao uso abusivo do álcool para controlar os seus nervos. Em 24 de Setembro de 1980, na viagem do hotel para o estúdio onde a banda ensaiava para a sua digressão pelos EUA, Bonham bebeu cerca de quarenta doses de vodka.
Quando terminou o ensaio foram para a casa de Jimmy Page em Windsor. Depois da meia noite, Bonham adormeceu e foi levado para a cama. Benji LeFevre encontrou o corpo de Bonham na manhã seguinte. Apesar do alarido feito pela imprensa sensacionalista, a autópsia não revelou a presença de drogas no seu corpo. Foi diagnosticado de que Bonham morreu asfixiado pelo próprio vômito.

Bonham é considerado um dos maiores bateristas do mundo, mas também não é atoa,devido à sua capacidade técnica, sua inovação e originalidade.
Hoje ele estaria completando 64, e essa é minha homenagem à ele.
Rest in peace Bonham, os bons morrem jovens.


2 comentários:

  1. Oia tu aqui, que blog lindo! Demais, tô seguindo. Beijos. :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, amei aqui!
    Você escreve super bem. :-)
    Amei o post e realmente "os bons morrem jovens."

    Beijos,
    Camilla Lima
    Foco33.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo