O misticismo por trás de Hotel California

13 de junho de 2012

"Hotel California" é uma canção linda, mas também envolta em mistério e misticismo, se você parar para analisar sua letra. A canção foi escrita nos anos 70, onde quase todos os grandes clássicos do rock foram escritos sob efeito de inúmeras substâncias aluginógenas como o LSD entre outras drogas.
Ela é a primeira faixa do album Hotel California do Eagles, lançado em 1976, um dos 15 mais vendidos da história do Rock, chegando a 20 milhões de cópias em 2009.
Quando se pára pra analisar a letra, você se depara com uma letra densa e misteriosa, digna de um filme de suspense, por cima de uma melodia impecavelmente elaborada. Criando um clima perfeito para surgirem inúmeras teorias e conspirações, onde um monte de gente procura explicações para tal canção.
Fui ler sobre algumas delas, algumas são altamente aceitáveis, e outras são completamente viajadas... Em meio a isso tudo, resolvi então fazer uma análise plausível inspirada em algumas análises que eu li por aí.
Muitos pensam que o hotel citado na música é um hotel de verdade, mas rumores dizem que o hotel se refere à um hospital psiquiátrico, chamado “Camarillo State Hospital”, localizado no município de Ventura, entre Los Angeles e Santa Bárbara, que esteve em operação de 1936 a 1997. Camarillo foi um dos pioneiros a tratar da esquizofrenia, e nele também ficaram internado vários famosos, que sofreram de doenças mentais, tuberculose ou desintoxicação por drogas ou álcool, estiveram lá para se recuperar. Charlie Parker Jr. escreveu, enquanto esteve se desintoxicando do vício de heroína, “Relaxing in Camarillo”.“Camarillo” foi destinado a se transformar em uma prisão, contudo, por interesse da comunidade, hoje é a Universidade do Estado da Califórnia. A maioria dos edifícios do Complexo foram preservados e restaurados, inclusive a torre com sino das missões, original de 1930, que é referenciado nesta música.
Foto do Camarillo State Hospital

Baseado em entrevistas dadas pelos integrantes da banda, a música se trata das consequências que a fama trás. Dos excessos e tentações ao alcance de uma banda de rock no auge da fama em meio aos anos 70. Como no Hotel California, que seria um lugar cheio de tentações, armadilhas e perdições para o novo viajante, seria uma comparação ao meio musical da época, cheio de armadilhas e drogas, e uma vez dentro do hotel, mas dificil seria para sair, o que remete a dificuldade para se livrar dos excessos e vícios.
Em uma entrevista Don Henley, o compositor quebra o silêncio e afimar que "a canção é uma alegoria sobre o hedonismo e autodestruição na indústria da música no sul da Califórnia durante a década de 1970. É basicamente uma canção sobre o lado sombrio do sonho americano e sobre o excesso na América, algo que a gente sabia muito a respeito". Glenn Frey, um dos guitarristas da banda, também afirmou que Hotel California "explora as vísceras do sucesso, o lado escuro do Paraíso, como estávamos vivendo em Los Angeles na época".
A letra trata das dificuldades e do preço a se pagar pelas facilidades, deixando claro o caminho sem volta por causa dos vícios. A letra fala em banquetes, mulheres, flores, fartura, mas tudo isso andando junto ao questionamento do narrador sobre aquilo tudo ser o paraíso ou o inferno.
Parece sintomático o desconforto do compositor com a "prisão", no caso o "Hotel California", onde as celebridades são encarceradas ao alcançar o topo, em relação a drogas, álcool, mulheres ou ao próprio show business. Talvez tenha sido um momento de reflexão da banda sobre o alto custo, para eles, do lado dourado da fama e do sucesso.

Outra curiosidade é “Colitas”, que aparece na frase “Warm smeel of Colitas” (Cheiro morno de Colitas) é uma palavra em espanhol que falaram para o Don Henley (um dos que escreveram a letra) tem conotação de flores e referências sexuais. Mas na verdade é uma outra denominação para a marijuana.

Na verdade, nunca existiu um Hotel California, então a foto do hotel na capa do album é do Beverly Hills Hotel na California.


Há ainda quem diga que Hotel California é uma canção de culto demoniaco, que hotel california era uma pensão velha administrada por canibais e outras baboseiras.
Independente do significado, ela é uma das canções mais clássicas e perfeitas do Rock!




2 comentários:

  1. Postagem interessante... já ouvi dizer que o Hotel California se refere a sede da Igreja de Satã de Anton La Vey... vai saber... o fato é que esta é uma bela canção...

    ResponderExcluir
  2. sensacional a postagem, e diante da propria letra quando diz 'e no aposento do mestre, eles se reuniram para a festa... eles apunhalavam aquilo com seus punhais de aço,mas simplesmente não podiam matar a besta' não me resta duvidas de que algo subliminar e demoníaco existe... sinto como se lá fosse um universo espiritual onde algumas almas iriam sem nunca mais poder voltar... e só estaria aberta para aqueles que ousassem as maravilhas que as 'drogas' poderiam causar.. e talvez por isso a musica tenha feito tanto sucesso para estarmos comentando ela hoje...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo